Categorias
O sensor de oxigênio ou sensor lambda é instalado em motores a gasolina para reduzir a poluição. Regula a mistura de ar e gasolina e envia as informações correctas para o computador do veículo. É, portanto, uma parte que deve ser mantida e substituída quando falha. Se deseja substituir este acessório no seu veículo, a Nessycar oferece-lhe toda uma selecção de sensores para veículos sem licença.
O sensor ajuda a reduzir o consumo de combustível de um carro. Também contribui para a luta contra a poluição ao reduzir a emissão de partículas e gases poluentes. Este acessório determina o teor de oxigénio necessário para enviar a quantidade certa de gasolina para os cilindros. Por isso, através da unidade de gestão do motor, envia informações para regular a mistura ar-combustível. Esta informação ajuda a optimizar o desempenho do motor. O sensor está localizado no sistema de escape, entre o colector de escape e o conversor catalítico. Um segundo também é localizado após o catalisador nos carros mais novos. A vida útil de um sensor é estimada em cerca de 160.000 quilómetros quando é mantido. Se um carro desacelera anormalmente ou não tem potência, o seu estado deve ser verificado. Se o seu sensor estiver com defeito, pode visitar o site da Nessycar onde encontrará sensores de diferentes marcas para diferentes modelos de veículos.
Um sensor defeituoso tem um grande impacto no motor de um veículo. A mistura ar-combustível não é mais regulada, o que leva a uma queda no desempenho do motor. O consumo de combustível também aumenta e a emissão de poluentes é multiplicada: a fumaça sai do tubo de escape por causa da mistura combustível-ar incorreta. Portanto, você deve se lembrar de mudar o sensor quando sentir o motor batendo. Além disso, se o seu motor não tiver potência ou se a luz de gestão do motor acender durante a condução, o seu sensor pode ficar danificado. Todos estes sintomas são causados pela ECU quando esta é definida para o modo padrão. É possível verificar o estado do sensor com ferramentas de diagnóstico que estão ligadas ao carro. Além disso, é aconselhável substituir o sensor cada vez que a sua vida útil for atingida.
Se um sensor falhar, a solução mais eficaz é mudar a peça. Se quiser fazer isto você mesmo, contacte um técnico da Nessycar para seleccionar um novo sensor do mesmo modelo. Depois, você precisará de uma caixa de ferramentas, lubrificantes e desengordurantes para a operação. Assim que o sensor a ser trocado for identificado e adquirido, desligue a bateria do seu carro e levante o veículo para chegar à linha de escape. Desconecte o conector do sensor e depois use algum antiaderente nos parafusos para desatarraxá-los facilmente. Você pode então remover o sensor defeituoso. Antes de ligar o novo conector do sensor, lembre-se de lubrificar as roscas e aparafusá-lo novamente na linha de escape. Finalmente, lembre-se de reconectar a bateria e testar o funcionamento do motor.