Categorias
O eixo cardan é um sistema de transmissão de torque e potência a partir do motor de um carro sem licença para as rodas motrizes. É usado para ligar dois eixos, mesmo que não estejam alinhados um com o outro. Na verdade, o eixo de transmissão é fixo, mas as rodas estão sujeitas a movimentos de orientação em relação à estrada e a translação para cima e para baixo em relação ao casco. A articulação deve, portanto, ser do tipo bola e soquete, o que garante a continuidade da transmissão, independentemente da posição das rodas.
A suspensão cardan é uma peça de borracha macia que cumpre duas funções: uma função de vedação e uma função de recipiente de graxa. Há um fole em cada articulação, ou seja, em cada extremidade da articulação universal. O fole é feito de um material flexível para permitir a sua adaptação a todas as restrições mecânicas. Apesar das distorções impostas, continua apertado. A forma cônica do fole garante que a graxa contida no fole seja sempre devolvida à articulação.
O fole não é uma parte considerada em risco de desgaste, por isso não há recomendação de substituição. No entanto, irá deteriorar-se com o tempo e com os movimentos que tem de suportar, pelo que é aconselhável verificá-la regularmente para poder intervir logo que surja a primeira fenda ou fissura. De fato, um fole danificado pode vazar, a graxa não será mais contida e o eixo mostrará rapidamente sinais de desgaste irreversível.
Para colocar ou remover um fole num carro sem licença, é geralmente preferível e muito mais simples remover o eixo inteiro. Há dois colarinhos no fole, um em cada extremidade. Uma vez removido, o fole pode, por sua vez, ser removido, deixando a articulação acessível. Isto deve ser limpo para permitir que seja desbloqueado e desengatado. Para descobrir que tipo de sistema de bloqueio está instalado, basta olhar para a folha de dados. Os eixos são agora limpos com um agente desengordurante e o novo fole é então colocado e os colarinhos simplesmente empurrados. A junta é remontada e trancada novamente. Depois é lubrificado e o fole é fixado apertando os colarinhos. A remoção do excesso de graxa e a movimentação manual da junta para distribuir a graxa no interior são as duas últimas etapas. O gimbal está agora pronto para ser remontado.
Com a sua loja online, a Nessycar oferece-lhe peças sobressalentes para automóveis sem licença. Você encontrará modelos de foles de eixo cardan adequados para muitas marcas de carrinhos: Aixam, Microcarro, Ligier, Chatenet, JDM, Minauto e Bellier. Os nossos especialistas estão disponíveis para responder a quaisquer questões mecânicas ou dar conselhos. Também podem ser solicitados orçamentos, e nossa equipe de atendimento ao cliente está à sua disposição.