Categorias

Gimbal

Eixo cardan de um carro sem licença

Comumente conhecido como transmissão, o eixo cardan é uma peça automotiva cujo papel é transmitir o movimento para as rodas. Não é apenas essencial para todos os carros em geral. É também particularmente importante para os veículos que não necessitam de licença. A localização deste componente varia de acordo com o tipo de veículo. Geralmente, o eixo cardan está localizado em cada uma das rodas dianteiras de um veículo com tração dianteira, enquanto em um carro com tração traseira está localizado nas rodas traseiras.

No entanto, no que diz respeito ao carros sem licençaO primeiro caso é o mais comum. De facto, como um veículo sem grandes dimensões e com uma configuração muito leve, o VSP (abreviação de voiture sans permis em França) não necessita de um sistema de transmissão complexo. Isto reflecte-se na aparência bastante especial do eixo cardan. Como esta parte é uma das mais importantes do seu carro, é importante mantê-lo em bom estado de funcionamento. No caso de um eixo cardan defeituoso, você deve considerar a substituição por uma peça que esteja em bom estado e compatível com o modelo do seu carro.

Como detectar uma falha no eixo cardan de um VSP?

As falhas relacionadas com o Gimbal são geralmente fáceis de detectar, mesmo num VSP. O desgaste é gradual. É, portanto, raro descobrir que um eixo de transmissão falhou tudo ao mesmo tempo, pois o veículo seria incapaz de seguir em frente. O eixo cardan irá deteriorar-se à medida que o carro faz mais quilómetros no relógio. Além disso, se estiver habituado a conduzir em más estradas, o veio de transmissão pode ser danificado mais rapidamente. Mas este não é o único factor no desgaste desta parte. É possível que um problema com os amortecedores e/ou foles esteja a acelerar a deterioração do eixo de transmissão do seu veículo.

Para saber se o seu eixo de acionamento está em mau estado, você precisa prestar atenção. Você vai notar que a cada volta que fizer, o carrinho faz um som de batida ("bang-bang-bang"). Mas se cada vez que vira o volante para manobrar, acelerar ou desacelerar, inverter ou estacionar em paralelo, ouve o mesmo ruído, é muito provável que seja uma falha no eixo de transmissão.

Outra forma de detectar uma falha no eixo de transmissão do seu carro é conduzir a baixa velocidade num círculo numa direcção e depois na outra. É bastante fácil detectar uma articulação universal defeituosa. Mas também pode acontecer que uma má junta esférica ou um engripamento incorreto o leve a acreditar que um eixo cardan está danificado. Neste caso, é necessário um aconselhamento profissional. Ele deve confirmar ou negar a situação.

A opinião de um especialista, mas qual deles?

Se, depois de verificar o seu veículo, um especialista confirmar que o seu eixo de transmissão está defeituoso, é fortemente aconselhado a substituí-lo. Você deve chamar um reparador profissional para realizar esta tarefa, especialmente se você tiver um carro sem licença, que muitas vezes tem uma configuração bastante especial. De facto, os VSPs são fáceis de reparar. Mas as peças sobressalentes são escassas. Com o Nessycar, pode ter a certeza de encontrar facilmente a peça certa para o seu veículo, qualquer que seja a marca. Além disso, as peças fornecidas são de qualidade impecável. Quando se procura uma peça tão rara como um eixo cardan para um carro sem licença, é preciso recorrer ao melhor. Neste sentido, a Nessycar garante tanto a qualidade como a rapidez do serviço.

Mais