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Você percebeu que a sua Carro Aixamsem licença estava a perder velocidade e falta de energia ao escalar? O variador de velocidade pode ser uma das causas deste mau funcionamento. A boa notícia é que você mesmo pode mudar isso em apenas 15 minutos e com ferramentas muito limitadas. A equipa Nessycar, especialista em peças sobressalentes para automóveis sem licença, oferece-lhe variadores de qualidade adaptados ao seu veículo.
O variador motor Aixam é uma parte importante do seu veículo. É um elemento central do sistema de transmissão, pois controla o torque do motor (a força de rotação). Desempenha um papel importante na potência do motor, reduzindo a velocidade do veículo. Então, se você tem notado que tem faltado energia ultimamente e não tem tido um serviço, talvez seja hora de mudá-la.
O fabricante Aixam recomenda uma verificação visual de todas as partes deste conjunto de transmissão, pelo menos a cada 10.000 km. Os rolamentos superior e inferior devem até ser trocados. Na maioria das vezes, é todo o variador que precisa ser mudado. Muitas garagens recusam-se a desmontar a peça porque esta é constituída por 15 componentes muito pequenos e sensíveis. Os 3 blocos centrífugos devem ser remontados perfeitamente balanceados e as 7 arruelas de diferentes espessuras em uma ordem precisa. É necessário equipamento especial para restaurar a mola para a tensão correta. Recomenda-se, portanto, a compra de uma nova peça.
Esta parte pode ser facilmente desmontada e só lhe levará 15 minutos de trabalho com o mínimo de ferramentas. Vai precisar de uma catraca com uma tomada e uma chave de fendas. Se seguir estes poucos passos, mesmo que seja um mecânico principiante, conseguirá mudar o variador de velocidade do seu carro sem licença e poupará dinheiro. Primeiro, verifique as fichas de produto para ver como é um variador e abra o capô para identificar a sua localização.
Normalmente está do seu lado direito, no fundo, perto da roda dianteira esquerda. Uma vez feito isso, você pode remover a roda para acessar o parafuso do variador. Você então tem muito espaço para remover a parte velha com a sua chave de catraca e uma chave de boca aberta para bloquear o movimento. Retire a correia que envolve a peça, aproveitando a oportunidade para verificá-la. Os sinais de desgaste na correia são óbvios: perda de material, desgaste pronunciado nas bordas. Podes encontrar cintos de segurança aqui. Como regra geral, é aconselhável mudar o cinto ao mesmo tempo. Finalmente, remonte todas as peças, parafusos e rodas. Por favor note que o variador funciona a seco e não deve ser lubrificado ou entrar em contacto com o óleo do motor.
Como você já viu, é muito fácil fazer você mesmo a manutenção do sistema de transmissão do seu VSP. Se você tiver alguma dúvida sobre peças e sua disponibilidade, sinta-se à vontade para entrar em contato com nossa equipe Nessycar!